História

Santo Antônio

Nas redondezas da região agreste do Estado, existia uma pedra rachada ao meio, com uma fenda medindo aproximadamente, três metros. Segundo a lenda, uma onça foi ferida mortalmente em pleno salto por um caçador, surgindo assim a denominação Salto da Onça.


A organização de um povoamento na área teve início de fato em 1850, quando Ana Joaquina de Pontes, pernambucana, comprou de Florêncio da Costa Palma uma propriedade, estabelecendo-se lá com sua família.


Como fundadora do povoado Salto da Onça, Ana Joaquina de Pontes participou efetivamente do seu desenvolvimento, fortalecendo a atividade agrícola, dinamizando as atividades comerciais com a criação da feira local, construindo casas e doando patrimônio à capela de Nossa Senhora da Conceição.


Por ocasião da celebração da primeira missa, o Vigário de Goianinha, padre Manoel Ferreira Borges, mudou o nome do povoado para Santo Antônio, mas a população estabeleceu outra denominação, Santo Antônio do Salto da Onça unindo história e religiosidade.

O Decreto número 32, de 5 de julho de 1890, criou o município de Santo Antônio, que deixou de pertencer a Goianinha. Em menos de um ano, o Decreto número 102, de 31 de março de 1891, tornou sem efeito a criação do município. Em 8 de janeiro de 1892, por força do Decreto número 6, Santo Antônio voltou a ter autonomia, sendo restaurada sua merecida condição de município do Rio Grande do Norte.


Fonte: Idema-RN

Comments
57 Responses to “História”
  1. eu nao me engano disse:

    amigos colaboradores, é lamentavel que o texto onde relata alguns fatos de nossa historia não mencione o descaso historico por parte de nossos administradores.
    ao longo de nossa historia a grande massa, foi posta em detrimento a favor de uma pequena minoria que detem os poderes politicos de nossa cidade

  2. junvencio disse:

    fala maisr moderador 22, vc não marece credibilidade mais vamos continuar ouvindo vc falar,s.

  3. Cidade Maravilhosa.

    Aproveito a oportunidade para parabenizar o pessoal do blog. Esse blog, com certeza, é o mais acessado de Santo Antônio.

  4. maria clenilda da silva almeida disse:

    que cidade linda

  5. jose gilson disse:

    nasci la e nao deixo de ir lá

  6. jose gilson disse:

    nao tem lugar iqual a santo antonio

  7. jose gilson disse:

    o salto da onca é um lugar bom de se morar

  8. jose gilson disse:

    eu conhece o salto da onca um lugar lindo de se ver

  9. juarez brito disse:

    santo antonio minha terra querida nasci e fui criado aí. um dia quero voltar se deus quizer. moro em são paulo há vinte anos. mais não esqueço meu lugar querido. abraco á todos… juarez brito…

  10. dede camilo disse:

    quero parabenizar o blog. e desejo muito sucesso um abraço.

    • dr gilson essa foi a maneira mas rapida pra te deseja mais amor amizade esperança alegria paz….que todas essas estrelas ilumine sua vida jesus te ama muito sua fam ana cleida de canguaretama

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 309 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: